Rio de Contas tem mais de 400 csarões tombados e preservados 

A cidade de Rio de Contas possui mais de 400 casarões tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o tombamento ocorreu em 1.980, muito bem preservados, algumas casas foram construídas a partir de 1.740, alguns monumentos foram tombados isoladamente. Ao andar pelas ruas de Rio de Contas, você terá a impressão de estar fazendo uma volta ao passado.

Barao de macaubas

Rio de Contas é a primeira cidade planejada do Brasil, seu centro histórico media 19,2 hectares quando foi fundada, todas as casas são alinhadas, com ruas largas. As casas eram pintadas de branco com esquadrias em azuis. Ao passear pelo centro histórico de Rio de Contas você estará fazendo uma volta ao passado.

Ao visitar a cidade de Rio de Conta você vai conhecer alguns dos principais monumentos da cidade, são antigos mas estão bem preservados, conheça a Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja de Santana, Igreja Matriz, Antiga Prefeitura Municipal, Teatro São Carlos, um ds três mais antigos da Bahia, visita a casa onde nasceu Abílio Cesar Brges, o Barão de Macaúbas, conheça o Largo do Rosário, a Lira dos Artistas Criada em 1.923 e funciona até os dias atuais e muito mais. 

A visita ao Arquivo Público Municipal é obrigatória, lá os visitantes irão ver fotos anigas da cidade, e documentos raríssimos como o Livro de Registro de Escravos, Inventário de Bens, sendo um dos documentos mais antigos datado de 1.724, cartas de alforria, e tem também a permissão para um Divórcio Eclesiástico, datado dos anos 1.880, conheça Rio de Contas, com seu belo partimônio e seu casario colonial preservado, conheça a nossa história.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Site atualizado em: Terça 29 Outubro 2019, 11:55:43
Rio de Contas Adventure - Chapada Diamantina - Bahia